A liderança da Resistência Libanesa (Hezbollah) anunciou esta terça-feira (29) que o Conselho Shura elegeu o Sheikh Naim Qassem, de 60 anos, como o novo Secretário-Geral, sucedendo ao líder martirizado Sayyed Hasan Nasrallah. Naim Qassem era o atual Vice-Secretário-Geral do Hezbollah.
O comunicado afirmou que “Com base na fé em Allah Todo-Poderoso, na adesão aos princípios e objetivos do Hezbollah e seguindo o procedimento estabelecido para a eleição do Secretário-Geral, o Conselho Shura do Hezbollah elegeu Sua Eminência Sheikh Naim Qassem como Secretário-Geral do Hezbollah, confiando a ele a bandeira abençoada nesta jornada”.
Segundo o comunicado, a decisão responde ao compromisso com os princípios e objetivos do Hezbollah, e no cumprimento do procedimento estabelecido para a eleição do secretário-geral. A declaração enfatiza que o Hezbollah manterá seus princípios, objetivos e caminho para manter a chama da resistência viva e sua bandeira erguida até a vitória final.
O Sheikh Naim Qassem iniciou seu ativismo político no Movimento Amal Libanês, fundado em 1974. Ele deixou o Amal em 1979, após a Revolução Islâmica do Irã, que moldou o pensamento político de muitos jovens ativistas libaneses. Ele integrou o grupo que levou à formação do Hezbollah, em 1982. Foi nomeado secretário-geral adjunto do falecido secretário-geral do Hezbollah, Abbas al-Musawi, martirizado por um ataque de helicóptero israelense em 1992, e permaneceu no cargo quando Nasrallah se tornou líder.