O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, anunciou que seu país assinará um acordo de parceria estratégica com o Irã “em um futuro próximo”. Ele fez a declaração em uma cúpula de segurança eurasiana na Bielorrússia, na quinta-feira (31). “Isso reafirmará o compromisso de ambas as partes com uma cooperação e colaboração de defesa mais estreitas para a paz e segurança regionais e globais”, acrescentou.
Seus comentários foram feitos na sequência da aprovação pelo presidente russo, Vladimir Putin, de uma proposta encaminhada pelo Ministério das Relações Exteriores do país para a assinatura de um acordo de parceria estratégica com o Irã. Na semana passada, Putin convidou o presidente iraniano Masoud Pezeshkian para visitar a Rússia para assinar um acordo de cooperação abrangente, e chamou os laços Moscou-Teerã de “prioridade” para seu país.
No encontro com Putin durante a cúpula do BRICS em Kazan, Rússia, em 23 de outubro, o presidente iraniano Masoud Pezeshkian classificou os laços Teerã-Moscou como “estratégicos e altamente benéficos” para ambos os lados. Pezeshkian afirmou que aumentar a cooperação entre os Irã e Rússia prejudicaria a eficácia das sanções e ações injustas que foram impostas a ambas as nações.