O mês de novembro começou com o anúncio de novas regras para transações via PIX. As mudanças no sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil (BC) limitam os valores a serem transferidos por celulares e computadores novos ou não cadastrados.
Ou seja, para aparelhos que nunca realizaram uma transação via PIX, as transferências serão limitadas a R$ 200 por transação, com um total diário de R$ 1.000. Esses limites permanecem até que o usuário confirme junto ao banco que o novo aparelho está autorizado para transações de valores maiores.
Quem já usa o PIX em um celular ou computador atualmente não será afetado, a menos que troque de aparelho ou queira usar outra chave. O usuário que desejar registrar um novo dispositivo deverá procurar a opção de gerenciamento de dispositivos no aplicativo da sua instituição financeira e, em seguida, solicitar o cadastramento.
O objetivo dessas mudanças é evitar tentativas de cadastramento por um fraudador, caso ele tenha acesso indevido à senha do usuário. O BC também ressalta que a nova regra visa reduzir os golpes em que criminosos obtêm informações de senhas dos cidadãos.