O delegado da Polícia Federal brasileira, Valdecy Urquiza, foi confirmado como o novo Secretário-Geral da Interpol, a maior organização policial do mundo, responsável pela coordenação de ações e compartilhamento de informações entre polícias de quase 200 países. Ele é o primeiro brasileiro a assumir o cargo mais alto desta instituição.
O nome de Urquiza foi ratificado pelos países-membros da organização durante a 92ª Assembleia Geral da Interpol, realizada em Glasgow, no Reino Unido. Ele havia sido indicado em junho pelo comitê executivo da entidade.
Sua eleição para o cargo de Secretário-Geral da Interpol ocorreu por meio de um processo criterioso, que envolveu a aprovação do Comitê Executivo da organização e foi confirmado na Assembleia Geral, onde todos os países-membros puderam votar. Urquiza assumirá o comando no final desta semana, ao término da Assembleia Geral. O mandato é de cinco anos, com possibilidade de renovação por mais cinco anos.
A Interpol, fundada em 1923, é a maior organização policial do planeta, com a adesão de 196 países que colaboram para combater o crime transnacional. Suas principais funções incluem a coordenação de investigações internacionais, a emissão de alertas e mandados de busca, a troca de informações de inteligência entre forças policiais e a organização de operações conjuntas para prevenir e combater o crime organizado.