Inaugurada em fevereiro de 2016, a sede da representação diplomática do Estado da Palestina no Brasil é um dos símbolos da resistência do milenar povo palestino. O prédio, que lembra o Domo da Rocha, em Jerusalém, foi projetado pelo arquiteto Ibrahim Ayyash, já falecido, e inspirado nas técnicas arquitetônicas tradicionais da Palestina.
O Embaixador palestino no Brasil, Ibrahim Alzeben, disse que a sede é a conclusão de um sonho dele e dos colegas que o antecederam nesta missão nas últimas quatro décadas.
Em 1974, o Brasil votou na ONU a favor da Resolução que reconheceu a Organização para Libertação da Palestina (OLP) como legítima representante do povo palestino. O primeiro escritório da OLP em Brasília funcionou por meio da Missão da Liga dos Estados Árabes e só em 1993, o Presidente Itamar autorizou a abertura da “Delegação Especial da Palestina” com status diplomático.
O líder palestino Yasser Arafat visitou o Brasil em 1975 e foi recebido como Chefe de Estado pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, quem lhe condecorou com a Ordem Cruzeiro do Sul. O Brasil reconheceu formalmente o estado da Palestina em 01/12/2010, pelo presidente Lula. O gesto de Lula animou vários países da região, que também reconheceram o Estado da Palestina nos meses e anos seguintes.