Os ministros das Relações Exteriores do Irã, Iraque e Síria realizaram na sexta-feira (6) uma reunião de cúpula tripartite na capital iraquiana, Bagdá, para discutir os últimos acontecimentos na Síria. Estiveram presentes o Chanceler iraniano, Abbas Araghchi, Fuad Hussein, do Iraque e Bassam Sabbagh, da Síria.
O Ministro Relações Exteriores iraquiano, Fuad Hussein, expressou a profunda preocupação do Iraque com os acontecimentos na Síria, durante a reunião. Ele disse que “o Iraque está acompanhando os acontecimentos na Síria com grande interesse devido ao seu impacto direto na segurança e estabilidade da região”.
O Ministro iraniano, Abbas Araghchi disse que os acontecimentos em andamento no país árabe exigem negociações sérias e prolongadas. Ele enfatizou que sua visita a Bagdá faz parte de sua turnê regional para abordar o recente aumento de atos terroristas no noroeste da Síria. E que que o status quo na Ásia Ocidental (Oriente Médio), particularmente na Síria, é muito sensível e exigiu consultas e coordenação entre todos os países envolvidos.