O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta sexta-feira (24) que o governo está considerando a redução do Imposto de Importação para tornar alguns alimentos mais acessíveis no Brasil. Estudos estão em andamento para avaliar como alinhar os preços domésticos aos valores praticados no mercado internacional.
ㅤ
“O preço se forma no mercado, o mercado é competitivo. Se nós tornamos mais barato a importação desses produtos, vão ter vários fatores econômicos do mercado importando esses produtos, porque tem uma diferença de preço e, portanto, vão enxergar um lucro a ganhar. Vão importar e ajudar a baixar o preço do produto interno, pelo menos, ao preço internacional”, disse Rui Costa após uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
ㅤ
Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária, mencionou que uma iniciativa semelhante foi implementada no ano passado para conter o aumento no preço do arroz, afetado pelas enchentes no Rio Grande do Sul, estado que responde por 70% da produção nacional. Naquela ocasião, a tarifa de importação do arroz foi zerada, permitindo equilibrar o mercado interno.
ㅤ
“A gente não quer fazer nenhum tipo de intervenção heterodoxa. Mas, se nós somos exportadores de alimentos, não pode o nosso alimento ser mais caro aqui do que tá lá fora. Então, pontualmente, pode ser, se confirmado, abaixada as alíquotas para que esse produto, no mínimo, ganhe a paridade internacional que é o que rege o mercado”, acrescentou Fávaro.
ㅤ
O tema foi tratado como prioritário durante uma reunião ministerial nesta semana. O presidente Lula enfatizou que reduzir os preços dos alimentos é uma das principais metas de sua gestão para 2025, destacando a relevância dessa questão para a população.
ㅤ
GOVERNO ESTUDA REDUZIR TARIFA DE IMPORTAÇÃO PARA DIMINUIR PREÇO DOS ALIMENTOS
