Um prisioneiro palestino com nacionalidade brasileira, cujo nome não foi revelado, foi libertado por “Israel” como parte do acordo de troca de reféns israelenses mantidos pelo Hamas em Gaza. Na segunda rodada de trocas, ocorrido na quinta-feira (30), 3 israelenses e 110 palestinos foram libertados, entre eles o brasileiro-palestino.
ㅤ
Segundo o Itamaraty, o brasileiro libertado é um adolescente morador da Cisjordânia e se encontrava em prisão administrativa, uma modalidade utilizada por “Israel” há mais de 30 anos, na qual o preso é mantida encarcerado indefinidamente sem acusação ou julgamento. Milhares de palestinos estão presos nestas condições, sobretudo após 7 de outubro.
ㅤ
Em nota, o Itamaraty diz que saúda a libertação “e cidadão brasileiro menor de idade, residente na Cisjordânia, que se encontrava em detenção administrativa em Israel” e que “exorta as partes envolvidas a respeitarem os termos do acordo e a continuarem as negociações para garantir a cessação permanente das hostilidades”.