Written by 11:15 pm Oriente Médio, Política Views: 0

EMIR DO CATAR É PRIMEIRO LÍDER ÁRABE A VISITAR A SÍRIA DESDE QUEDA DE ASSAD

O emir do Catar, xeque Tamim bin Hamad Al-Thani, visitou a Síria na quinta-feira (3), tornando-se o primeiro líder árabe a visitar a Síria desde a derrubada do regime de Bashar Assad. Ele foi recebido no aeroporto de Damasco pelo recém declarado presidente interino da Síria, Ahmed Al-Sharaa, também conhecido como al-Jolani.

O xeque Tamim enfatizou em seu encontro com Sharaa “a necessidade urgente de formar um governo que represente todos os segmentos do povo sírio”, disse a corte real do Catar. o Ministro das Relações Exteriores da Síria, Asaad Hassan al-Shibani, disse em conferência de imprensa que “O povo sírio não esquecerá a posição comprometida do Catar enquanto abrimos um novo capítulo em uma nova Síria”.

A visita do xeque Tamim marca uma retomada das relações entre o Catar e a Síria, com o Catar. A visita vai permitir a reabertura dos canais, destacando os fortes laços do Catar com os EUA e a Turquia, bem como seu papel como mediador confiável na Síria e no Oriente Médio.

O Catar apoiou as facções terroristas que atacaram a Síria por 13 anos, cujo novo presidente, al-Jolani, era um dos líderes mais destacados da Frente al-Nursa, a filial da al-Qaeda na Síria e integrantes da coligação do ISIS (estado islâmico). Se notabilizou por ordenar a degolação de apoiadores do regime de Bashar al-Assad.

Close