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POLÍTICA DOS EUA PODE BARATEAR CARROS NO BRASIL

A decisão do presidente norte-americano, Donald Trump, de reduzir os incentivos federais para a produção de carros elétricos nos Estados Unidos pode impactar positivamente o mercado brasileiro. Com a revogação de programas criados por Joe Biden para impulsionar a venda desses veículos, as montadoras chinesas, líderes no setor, devem redirecionar parte de sua produção para outros mercados, incluindo o Brasil.

Segundo especialistas, a medida de Trump pode aumentar a oferta de carros elétricos no país, o que tende a reduzir os preços. Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis do Mackenzie, explica que, com o mercado americano menos atrativo, as fabricantes chinesas buscarão novos destinos para escoar sua produção. “Há um estoque grande, o que deve achatar os os preços no Brasil”, afirma Torelli. Ele destaca que a lei da oferta e demanda será o principal fator para a redução dos valores, já que as montadoras chinesas terão que competir por espaço no mercado brasileiro.

Ricardo Bastos, presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (Abve), também vê oportunidades nesse cenário. Ele acredita que o Brasil pode se tornar um destino estratégico para investimentos chineses, especialmente com a tendência global de crescimento da eletrificação. Em 2024, as vendas de carros elétricos e híbridos no Brasil cresceram 88%, atingindo 177 mil unidades, o equivalente a 8% do mercado nacional.

No entanto, para que o Brasil aproveite plenamente essa oportunidade, é essencial que o governo e o setor privado trabalhem juntos para criar um ambiente favorável à produção local. Aumentar a infraestrutura de recarga, oferecer incentivos fiscais para a fabricação de componentes e baterias, e investir em pesquisa e desenvolvimento são medidas cruciais para fortalecer a indústria nacional de veículos elétricos. Além disso, políticas que equilibrem a importação e a produção local serão fundamentais para evitar a dependência excessiva de veículos estrangeiros e garantir que o país se torne um hub regional para a eletromobilidade.

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