Written by 4:21 pm Oriente Médio, Política Views: 0

PARTIDO DOS TRABALHADORES DO CURDISTÃO ANUNCIA CESSAR-FOGO COM A TURQUIA

O Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) declarou um cessar-fogo unilateral com a Turquia, em resposta ao apelo de seu líder, Abdullah Öcalan, para desarmar e dissolver o partido. O PKK cessará efetivamente as hostilidades a partir de sábado (1º) e nenhuma de suas forças tomará medidas armadas, a menos que seja atacada.

Na quinta-feira (27), Öcalan pediu a deposição de armas, a dissolução do partido e o fim do conflito com a Turquia, em uma mensagem emitida durante a visita de uma delegação do Partido Democracia Popular e Igualdade à sua prisão.

No dia anterior, o porta-voz do Partido da Justiça e Desenvolvimento da Turquia, Omer Celik, pediu a todos os militantes curdos na Turquia, Iraque e Síria, incluindo as Forças Democráticas Sírias, que entregassem suas armas.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, havia anunciado a entrada do país em uma nova fase em seus esforços “para criar uma Turquia livre do terrorismo”, enfatizando a importância de fortalecer a unidade nacional e superar as divisões.

Close