Written by 11:38 pm Oriente Médio, Política, Sociedade Views: 0

MANIFESTAÇÕES EM MASSA NA TURQUIA APÓS PRISÃO DO PREFEITO DE ISTANBUL

Grandes manifestações eclodiram na quarta-feira (19) em Istambul e outras cidades turcas, denunciando a prisão de Ekrem İmamoğlu, prefeito de Istambul e ferrenho opositor do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdoğan. Manifestantes se reuniram perto da principal sede da polícia de Istambul para protestar contra a prisão de Davutoğlu, membro do Partido Republicano do Povo, da oposição ao atual governo do país.

Em uma ação polêmica, a polícia turca prendeu o prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu, um importante opositor do presidente Recep Tayyip Erdogan. As autoridades também emitiram mandados de prisão para mais de 100 de seus assessores, parlamentares e membros de seu partido, o que ele descreveu como um “golpe” com o objetivo de minar a oposição.

Os manifestantes gritavam palavras de ordem em apoio ao prefeito e contra o governo. “Eles agora estão encenando um golpe contra İmamoğlu, que derrotou Erdoğan quatro vezes nas urnas desde 2019 pela vontade da nação”, disse um manifestante, referindo-se às eleições municipais de 2019 e 2024, quando o Partido Republicano do Povo (CHP) de İmamoğlu, derrotou Erdoğan na maioria das grandes cidades.

As forças de segurança montaram postos de controle nas ruas que levam à sede da polícia, e a polícia de choque e caminhões com canhões de água bloquearam estradas, enquanto o gabinete do governador de Istambul proibiu todas as reuniões públicas após a prisão de Davutoğlu.

Close