Written by 11:49 pm Mundo, Política Views: 0

PARLAMENTO ARGELINO DEBATE PROJETO PARA PUNIR COLONIALISMO FRANCÊS

A Assembleia Popular Nacional da Argélia debate um projeto de lei que criminaliza o colonialismo francês. Uma comissão mista composta por representantes de todos os blocos parlamentares, bem como especialistas jurídicos, foi formada para enriquecer o conteúdo do projeto.

Esta medida ocorre em meio a tensões crescentes entre a Argélia e a França, após declarações de autoridades francesas que refletem um discurso crescente que glorifica a era colonial. O debate acontece em meio a novas circunstâncias, principalmente a ascensão da retórica de direita na França contra a nação argelina.

Fontes que acompanham o Parlamento disseram que sua aprovação conta com amplo apoio, principalmente considerando os atuais acontecimentos políticos e diplomáticos, que aumentam as chances de sua ratificação sem maiores obstáculos.

Caso a lei seja aprovada, espera-se que provoque fortes reações na esfera diplomática, dado seu impacto direto nas relações entre os dois países. Também poderia abrir as portas para uma discussão mais ampla sobre questões associadas à memória histórica, à responsabilização e à demanda por reparações.

Close