Written by 12:04 am Irã Views: 0

PRESIDENTE IRANIANO DEMITE VICE-PRESIDENTE POR VIAGEM À ANTÁRTIDA

O presidente iraniano, Masoud Pezzekian, demitiu seu Vice-presidente para Assuntos Parlamentares, Shahram Dabiri Oskouei, através de uma carta publicada no sábado, 6 de abril, tendo por motivo da demissão a viagem da autoridade iraniana à Antártida durante o feriado de Nowruz.

Na carta, o presidente iraniano escreveu que “Em uma situação em que as pressões econômicas sobre as pessoas ainda são altas e os necessitados são numerosos em nosso país, viagens recreativas caras por autoridades oficiais, mesmo com despesas pessoais, não são defensáveis nem justificáveis.”

A demissão de Dabiri ocorreu após reações à publicação de uma foto dele e da esposa nas redes sociais. Sua esposa publicou uma foto em 23 de abril mostrando os dois ao lado do navio de cruzeiro “Plankius”, que partiu da cidade de Ushuaia, no sul da Argentina, com destino à Antártida. Ushuaia é conhecida como a cidade mais austral do planeta.

A viagem ocorreu num momento delicado, porque o parlamento argentino declarou sem provas evidentes, que o Irã está diretamente responsável por ataques à embaixada israelense em Buenos Aires em 1991, bem como ao “Centro de Assistência Judaica” (AMIA) em julho de 1994. Anteriormente, autoridades judiciais argentinas já haviam pedido a prisão de Ahmad Vahidi, então Ministro do Interior iraniano no governo de Ebrahim Raisi.

Close