Written by 3:55 pm Brasil, Cultura, Palestina Views: 0

BRASIL E PALESTINA ASSINAM ACORDO CULTURAL LITERÁRIO

Em 10 de abril de 2025, a União Brasileira de Escritores (UBE) e a União Geral dos Escritores Palestinos assinaram, em São Paulo, um acordo de cooperação cultural para promover o intercâmbio literário. Ricardo Ramos Filho, presidente da UBE, e Murad Al Sudani, secretário-geral palestino, formalizaram a parceria, que prevê tradução de obras, publicações conjuntas, seminários e participação em feiras literárias, com foco em jovens autores.

Durante o evento, o escritor brasileiro Milton Hatoum, de origem libanesa e defensor da causa palestina, foi homenageado com a Medalha da Cultura, Artes e Ciências. Emocionado, Hatoum destacou a literatura como forma de resistência, chamando a honraria de “o grande prêmio” de sua vida. Al Sudani denunciou o genocídio em Gaza, mencionando a perda de 47 escritores palestinos desde outubro de 2023 e um dirigente desaparecido sob escombros.

Ramos Filho, vestindo preto em luto pelo povo palestino, anunciou uma coletânea bilíngue de contos palestinos. A parceria, válida por quatro anos, reforça a literatura como ponte entre culturas e ato de solidariedade. “Na Palestina, escrevemos com o sangue dos mártires”, afirmou Al Sudani, reforçando a luta por liberdade.

Close