Em mais uma ação com violência contra o comércio ambulante no bairro do Brás, em São Paulo, a Polícia Militar de São Paulo assassinou um trabalhador senegalês na tarde de sexta-feira (11). A PM acompanhava uma operação da prefeitura para dispersar o comércio de ambulantes no local.
ㅤ
Ngange Mbaye, de 34 anos, estava na Rua Rangel Pestana quando policiais tentaram recolher sua mercadoria. O rapaz tentou impedir a ação segurando uma barra de ferro. Ele foi baleado por um policial e socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo levado ao hospital. Contudo, não resistiu aos ferimentos.
ㅤ
Segundo amigos da vítima, “Estavam trabalhando, aí os policiais quiseram pegar a mercadoria e teve o confronto. Os policiais bateram nele e, para se defender, ele reagiu e revidou. Depois, a polícia meteu um tiro nele na região da barriga. Ele já foi morto ali, chamaram a ambulância só para abafar o caso”.
ㅤ
A vereadora Luana Alves, do PSOL, que esteve no local, disse que “Isso é fruto de uma negligência. Não tem política pública de regularização do ambulante. É por isso que eu estou propondo a CPI para investigar violência contra trabalhadores ambulantes, artesãos, artistas de rua de São Paulo. Isso aqui, infelizmente, é uma tragédia anunciada”.
POLÍCIA MATA TRABALHADOR SENEGALÊS NO CENTRO DE SÃO PAULO
