O pior apagão da história recente de Portugal e Espanha afetou, desde o meio-dia no horário local da segunda-feira (28), milhões de pessoas nos dois países. O corte de energia paralisou o funcionamento de telecomunicações, trens, aeroportos, lojas e áreas residenciais. Hospitais não foram afetados, pois usam sistemas emergenciais de geradores.
ㅤ
As autoridades não descartam um ataque cibernético, enquanto os governos espanhol e português investigam a causa. Até o momento, não há “informações conclusivas” sobre o ocorrido, disse o primeiro-ministro Pedro Sánchez em um discurso no Palácio da Moncloa, a sede do governo na Espanha.
ㅤ
O fornecimento de energia elétrica está sendo restabelecido na Espanha e em Portugal. A operadora ferroviária nacional da Espanha, Renfe, disse que seus serviços estão sendo gradualmente restaurados na manhã de terça-feira.
ㅤ
O primeiro-ministro português, Luis Montenegro, disse que não há “nenhuma indicação” de que o apagão tenha sido causado por um ataque cibernético. O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, disse que toda a Espanha, com uma população de cerca de 48 milhões de habitantes, teria energia elétrica restaurada até o final do dia de terça-feira.
APAGÃO MASSIVO ATINGE PORTUGAL E ESPANHA E DEIXA MILHÕES SEM ENERGIA
