O presidente Lula está em Moscou para participar das comemorações pelo Dia da Vitória, que celebra os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial e a vitória do exército soviético sobre o nazismo. A viagem ocorre em um momento de intensificação do papel geopolítico dos BRICS.
ㅤ
Lula participa na cerimônia principal, na Praça Vermelha, centro da capital russa. Em seguida, o presidente participa da cerimônia de oferenda floral no túmulo do soldado desconhecido. A agenda prossegue com um almoço oferecido por Putin no Palácio do Kremlin, sede do governo russo. Na parte da tarde, ainda manhã no Brasil, Lula e Putin se reúnem em agenda bilateral.
ㅤ
Nas redes sociais, Lula destacou o significado histórico e político de sua presença em território russo: “já estou na Rússia para participar das comemorações dos 80 anos do Dia da Vitória, que marcou o fim da Segunda Guerra. Esse dia, que define a vitória contra o nazismo. A vinda à Rússia reafirma nosso compromisso com o multilateralismo. Iremos assinar acordos de cooperação em Ciência e Tecnologia e buscar a ampliação das nossas parcerias comerciais”.
LULA VIAJA À RÚSSIA PARA COMEMORAÇÕES PELO DIA DA VITÓRIA E FORTALECER ALIANÇAS
