O Cardeal Robert Prevost, é o novo pontífice da Igreja Católica e adotou o nome de Leão XIV. Ele tem 69 anos e ampla experiência acadêmica. A eleição teria ocorrido na quarta votação do segundo dia do conclave, com a participação de 133 cardeais. Seu perfil pastoral e seu compromisso com a justiça social são considerados uma continuação do legado reformista do Papa Francisco.
A fumaça branca surgiu após um dia de votações na quarta-feira em que não houve acordo entre os 133 cardeais elegíveis para votar. No entanto, a situação se repetiu nas duas votações desta quinta-feira (8) com outra lufada de fumaça preta.
Nascido em 14 de setembro de 1955, em Chicago, filho de mãe descendente de espanhóis, ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho (OSA) em 1977 e fez seus votos solenes em 1981. Robert Francis Prevost tem uma extensa carreira pastoral e um trabalho reconhecido em defesa dos mais vulneráveis.
Antes de sua eleição como papa, ele serviu como prefeito da Congregação para os Bispos, onde promoveu reformas nos processos de nomeação eclesiástica. Formado como agostiniano, Prevost era conhecido por sua proximidade com as comunidades indígenas do Peru, onde serviu como missionário e bispo por mais de uma década.
VATICANO ANUNCIA NOVO PAPA, QUE ADOTA NOME DE LEÃO XIV
