A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) adicionou oficialmente os sítios pré-históricos do Vale de Khorramabad em sua Lista do Patrimônio Mundial, durante a 47ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO, realizada na sexta-feira (11) na capital francesa, Paris.
Esta é a primeira vez que esta organização inclui um grupo de sítios paleolíticos do Irã na prestigiosa lista. O reconhecimento também marca uma importante reviravolta na compreensão da história humana primitiva nas Montanhas Zagros. As cavernas pré-históricas datam de mais de 60.000 anos e são consideradas um dos mais antigos habitats humanos conhecidos.
Os sítios, incluindo as cavernas de Yafteh, Kaldar, Qomri, Konyi e Gilvaran, estão localizados ao longo de uma importante rota de migração usada pelos primeiros humanos que viajavam da África para a Ásia e a Europa.
O Ministro do Patrimônio Cultural, Turismo e Artesanato do Irã, Reza Salehi-Amiri, descreveu a listagem como uma resposta inteligente e cultural ao projeto Iranofobia. Ele também saudou essa conquista como um marco na diplomacia cultural do Irã e um reflexo da rica história de civilização do país persa.