Um grupo armado atacou o prédio do tribunal em Zahedan, no sudeste do Irã, no sábado (26), deixando seis mortos e 20 feridos, de acordo com a mídia oficial iraniana. O “Exército da Justiça” reivindica a autoria do ataque na província de Sistão e Baluchistão, região afetada pela violência de grupos extremistas.
O incidente ocorreu nas primeiras horas da manhã, quando os agressores abriram fogo contra o Palácio da Justiça e, posteriormente, contra civis que estavam nas proximidades. A agência de notícias Mehr informou que três dos agressores foram mortos pelas forças de segurança.
O ataque terrorista causou comoção em Zahedan, uma cidade com histórico de tensões sectárias e operações extremistas. Sistão e Baluchistão, província que faz fronteira com o Paquistão e o Afeganistão, é palco de repetidos ataques contra alvos estatais, atribuídos a grupos separatistas e extremistas sunitas. Autoridades iranianas acusam potências estrangeiras, incluindo os Estados Unidos e Israel, de apoiar indiretamente esses grupos para desestabilizar a região.