Membros do Congresso dos Estados Unidos expressaram profunda preocupação com o colapso humanitário na Faixa de Gaza, onde quase 700 civis morreram tentando ter acesso a alimentos em meio ao rigoroso bloqueio imposto pelo governo de Benjamin Netanyahu.
Em uma declaração conjunta, os legisladores descreveram a situação como “caos inaceitável” e alertaram que 75% da população de Gaza sofre de fome extrema. Eles também observaram que dezenas de organizações humanitárias estão alertando sobre o risco de fome generalizada se ajuda vital não for autorizada a entrar no país com urgência.
Os legisladores pediram que Trump exercesse pressão real sobre Israel para chegar a um acordo de cessar-fogo, ao mesmo tempo em que alertaram sobre as consequências de prolongar o conflito sem uma estratégia política clara para as consequências.
“Operações militares contínuas colocam em risco os esforços de ajuda humanitária e minam a segurança nacional de Israel “, enfatizaram. A declaração concluiu com um apelo à comunidade internacional para intervir imediatamente para deter o desastre humanitário em curso e preservar as vidas de milhões de civis presos sob o cerco.