Written by 5:16 pm Oriente Médio Views: 0

ATIVISTAS FECHAM PORTÕES DE EMBAIXADAS EGÍPCIAS EM PROTESTO CONTRA GAZA

Ativistas realizaram manifestações em favor de Gaza, acorrentando os portões de embaixadas egípcias em vários países, para protestar contra om fechamento cúmplice da fronteira do país com a Faixa de Gaza.

Os atos já foram realizados protestos em mais de 16 cidades, incluindo em Ankara (Turquia), Oslo (Noruega), Bruxelas (Bélgica), Haia (Holanda), Helsink (Finlândia), Trípoli (Líbia) e em Washington (EUA).

O ativista egípcio Anas Habib filmou a si mesmo indo ao prédio da embaixada em Haia, denunciando o “regime vil e traiçoeiro” do presidente Abdel Fattah el-Sisi. Ele prendeu um cadeado de bicicleta nos portões da embaixada, simbolizando as alegações do governo egípcio de que a passagem de Rafah para Gaza havia sido fechada pelos israelenses e que eles não conseguiam abri-la.

A ação dos manifestantes destaca a crescente frustração global com o fechamento de Rafah. Os moradores de Gaza, sitiados desde outubro de 2023, enfrentam uma escassez catastrófica de alimentos, medicamentos e ajuda essencial.

Close