O líder da Revolução Islâmica, Ayatullah Seyyed Ali Khamenei, disse na terça-feora (29) que a recente guerra imposta de 12 dias contra o Irã demonstrou a força e a determinação da República Islâmica. Os comentários foram feitos durante uma cerimônia no Imam Khomeini Hussainiya, em Teerã, para marcar o 40º dia do martírio dos mortos na guerra.
Khamenei enfatizou que a causa raiz da inimizade em relação ao Irã está na “fé, conhecimento e unidade” da nação, acrescentando que os iranianos, pela graça divina, nunca abandonarão sua religião ou seu conhecimento, além de darem grandes passos para elevar o país ao ápice do progresso e da glória, apesar da vontade dos inimigos.
Ele afirmou que as alegações dos inimigos sobre questões nucleares, enriquecimento de urânio e direitos humanos são meros pretextos. A verdadeira razão para o ressentimento e a oposição é o surgimento do discurso inovador da República Islâmica e suas capacidades em diversos campos científicos, técnicos, religiosos e de humanidades, acrescentou.
O aiatolá Khamenei disse que a Arrogância Global, liderada pelos Estados Unidos, se opõe à religião, ao conhecimento e à unidade dos iranianos sob a bandeira do islamismo e do Alcorão.