O presidente Lula disse que seu governo está preparado para responder adequadamente às tarifas de 50% impostas pelos EUA sobre certos produtos brasileiros. Ele anunciou em sua conta na plataforma X neste sábado (2) que sempre esteve aberto ao diálogo com os Estados Unidos, mas que, após a imposição de novas tarifas pelo governo Donald Trump, responderá com medidas de retaliação.
“Sempre estivemos abertos ao diálogo”, escreveu Lula, acrescentando que “agora estamos trabalhando para responder às medidas tarifárias dos EUA”. Além disso, o presidente Lula enfatizou que somente cidadãos e instituições brasileiras têm “o direito de determinar os rumos do país”, incluindo suas relações com os Estados Unidos.
“Não há motivo para medo. Estou preocupado, obviamente, porque temos interesses econômicos, políticos e tecnológicos, mas em nenhum momento o Brasil negociará como se fosse um país pequeno diante de um grande. O Brasil negociará como um país soberano”, declarou Lula entrevista ao jornal americano The New York Times na quarta-feira (30).