Written by 1:56 am Oriente Médio Views: 0

PAÍSES ÁRABES E ISLÂMICOS CONDENAM O PLANO DO “GRANDE ISRAEL” DE NETANYAHU

Ministros das Relações Exteriores de 31 países árabes e islâmicos, juntamente com os secretários-gerais da Liga Árabe, da Organização de Cooperação Islâmica e do Conselho de Cooperação do Golfo, condenaram as recentes declarações do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu sobre o chamado “Grande Israel”.

As críticas surgem depois de Netanyahu, em entrevista ao canal israelense i24 , ter dito que lidera uma “missão histórica e espiritual” ligada à sua visão de “Grande Israel”, que abrange territórios palestinos ocupados e partes da Jordânia, Líbano, Síria e Egito.

Eles descreveram os comentários do chefe sionista como um grave desrespeito ao direito internacional e uma ameaça direta à segurança regional. A declaração conjunta também rejeitou a aprovação do Ministro das Relações Exteriores israelense, Bezalel Smotrich, ao plano de assentamento na área E1 e sua recusa em reconhecer um estado palestino.

Os países signatários lembraram que essas medidas violam resoluções do Conselho de Segurança da ONU, como a Resolução 2334, e o Parecer Consultivo da Corte Internacional de Justiça, que sustenta a ilegalidade da ocupação e exigem seu fim imediato.

Close