O Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) anunciou na segunda-feira (18) que informou as facções palestinas sobre sua aprovação da proposta apresentada a ele ontem por mediadores egípcios e catarianos. O Movimento recebeu uma nova oferta de mediadores no domingo, como parte das negociações de trégua em andamento no Cairo, com a presença de várias facções palestinas.
UmA fonte do Hamas explicou que “a nova oferta inclui modificações na proposta anterior e se concentra em um acordo parcial, em vez de abrangente, dados os obstáculos e condições proibitivas impostos pela ocupação que estão impedindo um acordo abrangente no momento atual”.
A fonte confirmou que “o Hamas e as facções palestinas responderam positivamente e com grande flexibilidade à oferta apresentada, e há um grande desejo de superar os obstáculos para chegar a um acordo”, ressaltando que “os mediadores apresentarão os resultados alcançados à ocupação, e esperamos que Netanyahu e seu governo não tentem frustrar ou interromper esses esforços”.