A Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados promoveu audiência pública, na quinta-feira (28), com o tema: Medidas diplomáticas e comerciais pelo Brasil em relação à Palestina. O objetivo do debate foi a “construção coletiva de alternativas, em defesa dos direitos humanos e contra as agressões de Israel ao povo palestino”.
O deputado João Daniel (PT-SE) foi o requerente do debate que contou com especialistas, entidades e movimentos de solidariedade com a Palestina e parlamentares, além de participações online, como do jornalista Breno Altman e da relatora especial da ONU para os territórios palestinos ocupados, Francesca Albanese.
Ela frisou a necessidade da retirada das tropas. Francesca também lembrou o importante posicionamento do Presidente brasileiro. “Lula foi um dos primeiros a denominar como genocídio e o fez desde o início”, disse ela.
O presidente do Instituto Brasil-Palestina (IBRASPAL), Ahmed Shehada, indagou sobre o momento decisivo. “Precisamos escolher se estaremos do lado da justiça, da dignidade humana ou cruzaremos os braços diante da crueldade diante do povo palestino e o que acontece em Gaza”.