A Autoridade de Radiodifusão Israelense informou que um soldado israelense sofrendo de problemas psicológicos foi morto após atacar guardas em uma unidade de reabilitação em Bersheba.
De acordo com dados anteriores revelados pela mídia sionista, mais de 10.000 soldados ainda estão sendo tratados por problemas de saúde mental e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), enquanto apenas 3.769 soldados foram identificados como lidando com TEPT e recebendo tratamento especializado.
Reportagens da mídia israelense indicaram que a guerra de 23 meses exacerbou as taxas de depressão e distúrbios psicológicos entre soldados e colonos, em meio a alertas de que esse fenômeno provavelmente aumentará com a continuação dos combates e suas repercussões.
A Rádio do Exército Israelense revelou que 18 soldados cometeram suicídio desde o início de 2025. “Os dados indicam um aumento significativo no número de suicídios entre o exército este ano em comparação aos anos anteriores.” Segundo a Rádio, “o suicídio entre o exército se tornou um fenômeno”, particularmente após 7 de outubro de 2023.