Os presidentes do Irã, Masoud Pezeshkian, e da China, Xi Jinping, se comprometeram a implementar totalmente um acordo de cooperação abrangente de 25 anos, ressaltando seu comprometimento em expandir os laços estratégicos apesar da pressão dos EUA. Pezeshkian disse que a China pode contar com o Irã como um parceiro “forte e determinado”.
Durante uma reunião com o presidente chinês Xi Jinping em Pequim na terça-feira (2), o presidente Masoud Pezeshkian expressou o apoio de Teerã à iniciativa de governança global de Xi e disse que o Irã estava pronto para trabalhar com Pequim em todas as circunstâncias para elevar as relações ao seu “nível máximo”.
Xi disse que a China estava comprometida em promover as relações com o Irã com uma “perspectiva voltada para o futuro” e pediu uma implementação mais rápida dos acordos bilaterais, incluindo aqueles discutidos na reunião anterior em Kazan. O líder chinês descreveu o Irã como um “parceiro estratégico” e pediu uma coordenação mais estreita dentro da Organização de Cooperação de Xangai para combater o unilateralismo.