Written by 12:36 am Brasil, Israel Views: 0

PARLAMENTARES E ENTIDADES TENTAM IMPEDIR SAÍDA DE NAVIO COM AÇO PARA ISRAEL

A deputada Federal Sâmia Bonfim (PSOL-SP) e a vereadora de Santos (SP), Débora Camilo (PSOL), protocolaram na quarta-feira (3) uma representação no Ministério Público Federal para impedir a saída de um navio da empresa Villares Metals, com 48 caixas de barras de aço destinadas a empresa IMI Systems, no porto de Haifa, em “Israel”.

A iniciativa teve articulação conjunta com o Coletivo Pró-Palestina Livre da Baixada Santista, a Frente Palestina de São Paulo e o movimento BDS (Boicote, Desinvestimento e Sanções a Israel). O navio MSC Leila deixaria o Porto de Santos na próxima sexta-feira (5) e, em Roterdã, na Holanda, a carga seria transportada para o ZIM America, com chegada prevista para 17 de outubro.

A representação pede a instauração de inquérito civil para apurar a legalidade da concessão da licença de exportação e a adoção de medidas cautelares para impedir a saída da carga do Porto de Santos até a conclusão das apurações. Também solicita a responsabilização civil, administrativa e, se for o caso, criminal dos agentes públicos e privados envolvidos.

Close