O Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou o julgamento do ex-presidente, Jair Bolsonaro, e mais sete outros réus do chamado núcleo crucial da trama golpista de 8 de janeiro de 2023. Pela primeira vez na história, um ex-presidente da República e generais de quatro estrelas são punido pela Suprema Corte por tentativa de golpe de Estado.
Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 6 meses de prisão, sendo 24 anos e 9 meses em regime fechado, além de multas. Os demais réus tem penas de até 26 anos e 6 meses de prisão, além de multas que alcançam cerca de R$ 555 mil. Ainda cabe às defesas dos réus apresentar recursos.
Só após finalizada essa fase é que efetivamente ocorrem as prisões em penitenciárias ou unidades militares, pois há ainda a possibilidade de pedidos de habeas corpus contra regime fechado, em razão da idade e de estado de saúde dos condenados.
Na definição da dosimetria, os ministros da Primeira turma votaram com o relator Alexandre de Morais em sete dos oito caos, fazendo pequenos ajustes nas penas e multas. O ministro Luiz Fux, que havia votado no mérito pela absolvição de Bolsonaro, não votou em nenhuma das dosimetrias oferecidas pelo relator.