Written by 1:08 am Brasil Views: 0

DESEMPREGO NO BRASIL MANTÉM MÍNIMA RECORDE E FICA EM 5,6% EM AGOSTO

A taxa de desocupação do país manteve sua trajetória de baixa em agosto, repetindo o menor patamar da série histórica. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo IBGE, o indicador ficou em 5,6% no mês passado, estável em relação a julho e confirmando o menor nível já registrado desde o início da série em 2012.

A estabilidade no quadro de emprego veio acompanhada de uma ligeira alta no número total de pessoas ocupadas, que chegou a 101,4 milhões – um acréscimo de 414 mil postos em relação ao mês anterior. O resultado consolida um cenário de mercado de trabalho aquecido, mesmo em um ambiente econômico de ritmo moderado.

Em comparação com agosto de 2024, quando a taxa era de 6,4%, a queda é de 0,8 ponto percentual, o que representa mais 1,3 milhão de pessoas empregadas. O indicador demonstra a resiliência do mercado de trabalho brasileiro, que segue em seu melhor momento, sustentado principalmente pelo setor de serviços e pelo aumento da população ocupada na informalidade.

Close