Diversas entidades de defesa da Palestina condenaram o discurso do senador Jaques Wagner (PT-BA), realizado em sessão do Senado Federal no dia 7 de outubro. As organizações classificam as declarações do parlamentar como um ataque à luta legítima do povo palestino e acusam o senador de atuar para criminalizar a solidariedade internacional ao povo palestino.
De acordo com as entidades, o senador equiparou os movimentos de resistência palestina a grupos terroristas e fez uma narrativa sionista. As entidades contextualizam que o discurso ocorre em um momento de intensificação do genocídio na Faixa de Gaza e de aumento de campanhas de solidariedade ao povo palestino em todo o mundo, incluindo o Brasil.
As entidades concluem a nota reafirmando seu compromisso com a causa palestina e denunciando o que consideram uma tentativa de silenciar este apoio no Congresso Nacional. Além disso, exigiram um pedido de desculpas e retratação ao povo palestino. Por fim, alertam a sociedade brasileira sobre o que enxergam como um “risco à democracia” representado por discursos que, em sua visão, buscam criminalizar movimentos sociais e a solidariedade internacional.