Written by 11:53 pm Brasil, Palestina Views: 0

IBRASPAL DIZ QUE DISCURSO DO SENADOR JAQUES WAGNER É INCITAÇÃO AO GENOCÍDIO

O Instituto Brasil-Palestina IBRASPAL, divulgou nota manifestando seu mais veemente repúdio à declaração proferida no Senado Federal, em 7 de outubro de 2025, pelo senador Jaques Wagner (PT-BA), quando afirmou que “o Hamas tem que ser exterminado”. O Instituto diz que a retórica do senador é idêntica, em conteúdo e intenção, ao discurso historicamente proferido por Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de “Israel”.

A nota diz que é difícil distinguir entre o discurso de Netanyahu e o discurso do senador Jaques Wagner. Ambos partem do mesmo pressuposto: que é possível “exterminar” um movimento político profundamente enraizado no povo palestino — o que, na prática, só poderia ser feito mediante o extermínio do próprio povo.
“A fala do senador não é apenas perigosa: ela ecoa abertamente a lógica genocida que vem orientando campanhas militares denunciadas por múltiplos organismos internacionais, inclusive perante a Corte Internacional de Justiça e a Corte Penal Internacional”, diz a nota, exigindo que o senador se retrate e reconheça a gravidade de sua fala e peça desculpas às comunidades palestinas e brasileiras.

Ainda segundo o Ibraspal, “Nenhum mandato parlamentar confere imunidade moral ou política para defender extermínios. Palavras têm peso jurídico, e discursos de ódio institucionalizados abriram caminho para os maiores crimes da história contemporânea”.

Close