O chefe da Administração Interina Síria, Ahmad al-Sharaa, também conhecido como al-Julani da Al-Qaeda, realizou visita oficial à capital russa, Moscou, pela primeira vez na quarta-feira (15). A visita acontece em um momento delicado, em meio a rápidas transformações regionais e mudanças no mapa de influência na Síria.
Al-Jolani pediu que a Rússia cooperasse na reconstrução do novo exército. Como sinal de reaproximação bilateral, a Rússia e a Síria concordaram em realizar uma reunião de seu comitê governamental conjunto em breve. O vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, enfatizou a urgência de reconstruir a infraestrutura da Síria, especialmente nos setores de energia, ferrovia e transporte.
As conversas entre o presidente russo Vladimir Putin no Kremlin e o presidente sírio, Al-Jolani, também abordaram outras questões, como o fornecimento de ajuda humanitária, incluindo trigo, alimentos e medicamentos, dentro da estrutura de cooperação ativa entre as duas nações. A delegação síria incluiu o Ministro das Relações Exteriores, Asaad al-Shaibani, o Ministro da Defesa, Murhaf Abu Qasra, e altos funcionários militares e econômicos.