A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realizou na terça-feira (14), audiência pública para discutir o papel do Brasil na mediação pelo cessar-fogo na Faixa de Gaza e na coordenação de esforços internacionais para a reconstrução humanitária do território palestino. A audiência foi pedida pelo deputado João Daniel (PT-SE).
João Daniel disse que o Brasil tem posição estratégica na mediação diplomática por sua tradição de não alinhamento automático e pela atuação em fóruns multilaterais, como o Conselho de Segurança da ONU e o bloco dos Brics. “O Brasil, tem responsabilidade histórica em contribuir para o cessar-fogo e para a reconstrução humanitária da Faixa de Gaza”, afirma.
O evento contou com a participação de debatedores como o presidente do Ibraspal, Ahmed Shehada, do coordenador da Flotilha Global Sumud, Thiago Ávila, de representante da Fepal, da Embaixada palestina e da Liga Árabe. A deputada Luiziane Lins (PT-CE) que integrou a Flotilha à Gaza e foi sequestrada e detida pelas forças israelenses. Ela propôs a constituição de uma Comissão da Câmara dos Deputados para acompanhar o cumprimento do acordo de cessar fogo na Faixa de Gaza.