Os eleitores da Irlanda elegeram com uma vitória esmagadora para presidente no domingo (26) a candidata independente e crítica do regime israelense, Catherine Connolly, com 63% dos votos de primeira preferência, em comparação com 29% de sua rival, Heather Humphreys, do partido de centro-direita Fine Gael.
Em um vídeo de campanha compartilhado em sua página do Facebook em junho, ela declarou: “Se nós, neste Dáil, não conseguirmos reconhecer que ‘Israel’ é um estado terrorista, então estaremos em sérios apuros”. Ela também denunciou as ações do regime em Gaza como “genocidas”. E enfatizou que o Hamas, escolhido pelo povo de Gaza nas eleições, continua sendo uma parte essencial da sociedade civil palestina.
Connolly se tornará a 10ª presidente da Irlanda e a terceira mulher a ocupar o cargo. Ex-psicóloga clínica e advogada, ela atuou como vice-presidente da Câmara Baixa da Irlanda em 2016. Sua eleição é amplamente interpretada como um endosso público a um candidato independente guiado por princípios pessoais e não por fidelidade partidária.

