Written by 2:24 am Irã, Mundo Views: 0

IRÃ CONDENA A VIOLÊNCIA E O MASSACRE DE CIVIS NO SUDÃO

O Ministério das Relações Exteriores do Irã expressou em comunicado divulgado na noite de terça-feira (28), profunda preocupação com a violência em curso na região de Darfur do Norte, no Sudão, condenando o assassinato de civis e a destruição de infraestrutura na cidade de Al-Fashir.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Esmaeil Baqaei, expressou alarme com os confrontos armados, denunciando “a destruição de infraestrutura e o massacre de pessoas inocentes” na cidade afetada pelo conflito. Ele também alertou contra “movimentos perigosos que visam a uma nova divisão do Sudão”, enfatizando a necessidade de respeitar a soberania nacional e a integridade territorial do país.

Os combates no Sudão começaram em 15 de abril de 2023, entre o exército nacional liderado pelo general Abdel Fattah al-Burhan e as Forças de Apoio Rápido paramilitares comandadas pelo general Mohamed Hamdan Dagalo, conhecido como Hemedti. O conflito decorre de uma luta pelo poder e de disputas sobre a integração das Forças de Apoio Rápido (RSF) no exército regular após o golpe de 2021.

Close