A Operação Contenção, realizada nesta terça-feira (28) pela Polícia Militar do Rio de Janeiro nos complexos da Penha e do Alemão, deixou mais de 100 mortos, incluindo quatro agentes de segurança, e 81 pessoas foram presas, segundo um balanço da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado. A operação é considerada a mais letal da história do estado.
A Operação envolveu cerca de 2,5 mil agentes das polícias Civil e Militar, com o objetivo de cumprir mais de cem mandados de prisão contra traficantes ligados ao Comando Vermelho (CV). De acordo com a ONG Voz das Comunidades, três civis foram feridos por balas perdidas: um homem em situação de rua, uma mulher em uma academia e um trabalhador de um ferro-velho.
Moradores relataram abordagens violentas durante a operação. De acordo com publicação da página “A voz das Comunidades” violações de direitos seguem causando medo e revolta dos moradores. No Complexo da Penha, 17 escolas tiveram as aulas interrompidas. No Alemão, 28 escolas foram impactadas pela operação.

