O presidente da Organização de Aviação Civil (CAA) e vice-ministro de Estradas e Desenvolvimento Urbano, Hossein Pourfarzaneh, anunciou no sábado (8) que equipes técnicas iranianas iniciaram o projeto de dois tipos de aeronaves leves para ampliar a frota de passageiros do país.
Ao detalhar o processo de projeto, construção e testes do Simorgh, ele observou que a indústria da aviação é um foco fundamental no Sétimo Plano de Desenvolvimento, que prioriza o avanço industrial.
Pourfarzaneh identificou quatro pilares principais do setor de aviação que necessitam de desenvolvimento: a frota, os aeroportos, as indústrias de apoio e os recursos humanos. Ele enfatizou que esses pilares devem evoluir em paralelo com a produção nacional de aeronaves.
“A produção de aeronaves de passageiros faz parte dos nossos planos futuros”, disse ele, acrescentando que a vasta geografia do Irã e os numerosos aeroportos de pequeno porte tornam essencial o desenvolvimento de aeronaves de curto alcance para melhorar a conectividade regional.

