Written by 7:56 pm Mundo, Palestina Views: 0

PAÍSES PRODUTORES DE PETRÓLEO CONTRIBUÍRAM PARA GENOCÍDIO EM GAZA

Uma nova análise revelou que um total de 25 países foram responsáveis por 323 carregamentos de petróleo bruto e produtos petrolíferos refinados para os territórios ocupados por “Israel”, enquanto o regime sionista cometia genocídio em Gaza.

O relatório, intitulado “Por Trás do Barril: Uma Atualização sobre as Origens do Abastecimento de Combustível de Israel”, foi divulgado pela Oil Change International na quinta-feira (13). O lançamento ocorreu durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém.

Segundo o relatório, o Azerbaijão, por meio da Turquia, e o Cazaquistão, por meio da Rússia, foram de longe os maiores fornecedores de petróleo bruto, respondendo por 70% dos embarques. Os EUA foram o único país que forneceu a Israel o JP-8, uma mistura de combustível de aviação projetada para aeronaves militares.

O estudo mostrou que os países produtores de petróleo enviaram quase 21,2 milhões de toneladas métricas de petróleo bruto e refinado para os territórios ocupados entre 1º de novembro de 2023 e 1º de outubro de 2025, enquanto o regime israelense conduzia uma campanha de bombardeios e fome em massa contra Gaza, que matou mais de 69.000 pessoas.

Close