Written by 12:08 am Brasil, Palestina Views: 0

FIOCRUZ ACUSA “ISRAEL” DE GENOCÍDIO E EXIGE FIM DA COOPERAÇÃO OFICIAL

O grupo “Vozes da Fiocruz pela Palestina”, formado por profissionais e pesquisador da Fundação, divulgou uma declaração conclamando o governo federal a reavaliar as relações com “Israel” dentro de uma estrutura que considere o que os palestinos sofrem na Faixa de Gaza como “genocídio” segundo o direito internacional.

A declaração intitulada “A Saúde Sempre Se Posicionará Contra o Genocídio”, detalha o que descreve como práticas israelenses “sistemáticas” destinadas a destruir os alicerces da vida em Gaza. Afirma que a destruição da população, ou de qualquer parte dela, incluindo a destruição das condições para sua sobrevivência, é definida pelo direito internacional como “genocídio”.

A declaração afirma que declarações de condenação são insuficiente e que são necessárias ações concretas, instando o governo brasileiro a adotar uma política de desengajamento gradual baseada na suspensão da cooperação científica e técnica entre instituições brasileiras e israelenses, na revisão de acordos relacionados à tecnologia de segurança no âmbito dos direitos humanos e na suspensão da cooperação militar e policial.

Close