Written by 5:56 pm América Latina Views: 0

CHILE FAZ CAMPANHA INTERNACIONAL PARA EXPULSAR “ISRAEL” DA ONU

O advogado e ex-embaixador chileno, Nelson Haddad, confirmou que a campanha internacional que exige a expulsão de “Israel” das Nações Unidas se baseia em um fundamento jurídico claro, principalmente no Artigo 6º da Carta das Nações Unidas, que permite a rescisão da condição de membro de qualquer Estado que viole repetidamente os princípios da Carta.

Ele explicou que “Israel” vem praticando violações sistemáticas desde 1948 e que a decisão da Corte Internacional de Justiça, emitida em julho de 2024, reforçou essa base, ao considerar a ocupação israelense ilegal e exigir seu fim imediato, o desmantelamento dos assentamentos e a evacuação de 750 mil colonos dos territórios palestinos ocupados.

Haddad disse que a campanha já conseguiu coletar mais de 60.000 assinaturas, com o objetivo de alcançar 100.000, representando uma ampla base de apoio da América Latina e do mundo. Ele enfatizou que o próximo passo prático é viajar a Nova York para entregar as assinaturas diretamente ao Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, em preparação para iniciar os procedimentos oficiais de ativação do Artigo 6 da Carta da ONU.

Close