Written by 7:16 pm Mundo, Palestina Views: 0

CAMPANHA INTERNACIONAL PEDE A LIBERTAÇÃO DO LÍDER PALESTINO MARWAN BARGHOUTI

Uma campanha internacional foi lançada na segunda-feira para exigir a libertação do líder palestino Marwan Barghouti, que está preso em Israel desde 2002. Barghouti, de 66 anos, um dos principais líderes do grupo Fatah do presidente Mahmoud Abbas, é uma das figuras mais proeminentes da política palestina.

Barghouti cumpre cinco penas de prisão perpétua em prisões israelenses desde 2002, por acusações relacionadas à Segunda Intifada, que começou em 2000. Muqbel Barghouti, irmão do líder preso, que a campanha foi relançada com eventos simultâneos em Londres, África do Sul, França, Itália, países árabes, bem como em sua cidade natal, Kobar, na Cisjordânia ocupada.

Barghouti, considerado a única figura capaz de unificar todos os campos políticos palestinos, foi excluído por Israel da lista de prisioneiros palestinos libertados sob o acordo de cessar-fogo que entrou em vigor em Gaza em 10 de outubro. O acordo pôs fim a uma guerra israelense de dois anos que matou mais de 70.000 pessoas, a maioria mulheres e crianças, e feriu mais de 171.000 desde outubro de 2023.

Close