Um estudo realizado pelo Instituto Britânico para o Impacto da Fé na Vida (IIFL), revelou que os conflitos globais são um dos principais fatores que levam os britânicos a se converterem ao Islã. Os pesquisadores que conduziram o estudo descobriram que suas descobertas reforçam as alegações comuns de aumento nas taxas de conversão ao Islã durante a guerra de “Israel” na Faixa de Gaza.
O relatório afirmou que as notícias que relacionam o interesse britânico no Islã a conflitos que afetam comunidades muçulmanas podem ser de considerável importância. E concluiu que as guerras mundiais levam os britânicos a se converterem ao Islã. Segundo o estudo, 20% dos que se converteram recentemente ao Islã o fizeram por motivos relacionados a conflitos globais.
Os pesquisadores afirmaram que “Esse padrão pode ser corroborado por reportagens publicadas no final de 2023 e em 2024, que indicam um aumento significativo nas conversões ao Islã após a recente guerra israelense contra Gaza”. O estudo, que entrevistou 2.774 pessoas que mudaram suas crenças religiosas — seja adotando uma nova religião ou abandonando-a completamente.

