O ministro das Relações Exteriores, Abbas Araghchi, afirmou no sábado (6) que as instalações nucleares do Irã foram “destruídas e gravemente danificadas” durante os 12 dias de guerra de agressão entre os EUA e “Israel” em junho, mas que a República Islâmica permanece determinada a continuar seu programa nuclear pacífico. Ele fez as declarações à agência de notícias japonesa Kyodo.
Araghchi classificou os ataques como uma violação clara e grave do direito internacional — “talvez a maior violação do direito internacional” — porque as instalações eram protegidas e estavam sob a supervisão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Ele enfatizou que o Irã, como membro do Tratado Internacional de Não Proliferação Nuclear (TNP), está determinado a continuar seu programa pacífico de energia nuclear.
“Somos um membro comprometido do TNP e temos todo o direito de usufruir do uso pacífico da tecnologia nuclear, assim como o Japão. O Japão também é um membro comprometido do TNP e está usufruindo do seu direito ao uso pacífico da tecnologia nuclear”, disse Araghchi.
08/12/2025
Imagem: Agência de Notícia Iraniana IRNA

