Depois de ter sido incluído por quase cinco meses na lista de sanções da Lei Global Magnitsky, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes foi excluído da lista do Tesouro dos Estados Unidos, no início da tarde de sexta-feira. A decisão representa uma retumbante derrota da ação antinacional do deputado Eduardo Bolsonaro.
A decisão do presidente Trump se deu após conversa telefônica com o presidente Lula, na terça-feira (2). Lula insistiu na ligação com Trump que a derrubada da Magnitsky contra Moraes era importante para a estabilidade institucional brasileira. Depois da conversa, o norte-americano disse que “coisas boas” ainda viriam.
Com a a retirada do nome do ministro Alexandre de Morais e sua esposa da lista da Agência de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA, caem todas as restrições financeiras e territoriais ao ministro ligadas à Magnitsky, que o impediam de transitar ou possuir propriedades em território norte-americano ou fazer negócios em dólar ou com entidades dos Estados Unidos.
13/12/2025
Imagem: Redes sociais

