O membro do gabinete político do Hamas, Bassem Naim, afirmou na quarta-feira (24) que a ocupação israelense está tentando obstruir a transição para a segunda fase do acordo de cessar-fogo, porque esta obriga a Israel a se retirar completamente da Faixa de Gaza, abrir as passagens de fronteira e iniciar a fase de recuperação e reconstrução.
Naim explicou, durante declarações à imprensa, que a ocupação continua a violar todas as cláusulas relativas à primeira fase do acordo e está a protelar a implementação das suas exigências, o que dificulta a transição para a segunda fase, apesar do compromisso das fações da resistência em cumprir tudo o que lhes é exigido, apesar das graves violações israelitas.
Ele salientou que essas violações resultaram no martírio de mais de 410 palestinos e em ferimentos em cerca de mil outros, além da demolição de edifícios e da destruição de infraestrutura, e da contínua obstrução da entrada de ajuda humanitária e das operações de reconstrução. Naim considera isso uma clara violação dos termos do acordo.
24/12/2025
Imagem: Islamic Resistance Movement Press

