O prefeito eleito de Nova York, o muçulmano Zohran Mamdani, prometeu, ao assumir o cargo na próxima semana, combater consistentemente a islamofobia e o racismo contra os palestinos. “Como prefeito… farei da minha missão valorizar, proteger e celebrar todos os nova-iorquinos e combater a islamofobia e o racismo anti-palestino em todos os lugares”, disse ele.
A declaração foi feita na terça-feira (23), relatando sua conversa com o estudante palestino da Universidade Brown, Mustapha Kharbouch, que sofreu assédio online e ameaças de morte após a circulação online de uma foto em que ele aparece usando um keffiyeh, o que desencadeou o que o prefeito eleito descreveu como islamofobia e racismo anti-palestino.
Na conversa telefônica, Kharbouch contou ao futuro prefeito sobre seus interesses acadêmicos em relações internacionais e antropologia, seu estágio de verão na cidade de Nova York e sua intenção de cursar um doutorado, conforme relatado por Mamdani. “Eu disse a Mustapha que adoraríamos tê-lo de volta em Nova York”, disse Mamdani, que fez história ao ser eleito o primeiro prefeito muçulmano da cidade.
24/12/2025
Imagem: Redes Sociais

